Como construir hábitos de sucesso: 7 dicas infalíveis!

Como construir hábitos de sucesso: 7 dicas infalíveis!

Se tem uma coisa que as pessoas buscam ultimamente é o tal do sucesso. Todo mundo quer ter sucesso, quer ser bem-sucedido, ter dinheiro, ser realizado profissionalmente. A resposta está no mesmo lugar: os hábitos.

Todo mundo tem o hábito de fazer as coisas do modo como acha mais adequado para si e para as pessoas à sua volta, mas não se dá conta de que esses mesmos hábitos são os responsáveis por nos manter no limbo da mesmice.

Os hábitos são os responsáveis por todo o direcionamento da sua vida, seja para o sucesso ou para o verdadeiro desastre. Quando nossa mente subconsciente aprende algo, ela guarda aquilo em uma espécie de “gaveta” para que essa informação, sentimento ou ação seja usada quando necessário. Nossos hábitos nada mais são do que algo que a nossa mente já aprendeu e guardou que, daquela forma, seria o modo certo ou mais fácil de fazer algo.

Quando escova os dentes, você sabe qual mão pega a escova e qual coloca o creme dental nela? Sabe qual lado da boca escovar primeiro? Vai tudo “no automático”, não é?! Isso é um hábito – um excelente hábito, diga-se de passagem! A questão é que, a depender dos hábitos, podemos definir se teremos uma vida de sucesso. Mas para entender isso, existe um processo de autodescobrimento que poderá redefinir tudo o que você acredita.

Nosso subconsciente está acostumado a nos fazer economizar energia na execução de algumas tarefas do dia a dia, e para isso temos hábitos. Nossa mente é incrivelmente ágil e está preparada para garantir que tudo no nosso corpo funcione perfeitamente bem.

Por isso, manter um cuidado com a saúde da sua mente é extremamente importante. Saber como driblar a procrastinação e ajudar sua mente a descobrir as possibilidades e, assim, abrir novos horizontes é uma forma de conquistar o verdadeiro sucesso. E, acredite, as possibilidades são inimagináveis!

Sou Inês Vieira Bruno, cirurgiã-dentista, Trainer em PNL, Gestora e Educadora Financeira, MBA em Hipnoterapia e criadora do Método Plenamente. Possuo uma vasta experiência em ajudar profissionais de saúde a otimizar a gestão financeira de suas práticas. Eu acredito que, com as ferramentas e estratégias corretas, qualquer clínica pode alcançar sucesso financeiro e clínico.

TUDO COMEÇA NA SUA MENTE!

Tente sempre ter uma visão positiva da vida. Isso faz com que você mantenha a mente cheia de motivos para prosseguir. Afinal, atitudes e pensamentos positivos aumentam a autoestima e favorecem na manutenção da saúde física e mental. Mas como pensar ser alguém de sucesso se você está habituado a apenas viver com o que tem em mãos?

Mudar seus hábitos pode ser uma excelente maneira de transformar a sua forma de pensar sobre determinados assuntos. Isso reflete no modo como você enxerga a sua vida pessoal e profissional. Eu sei que não é tão simples como muitos escritores dizem que é!

7 DICAS PARA TER HÁBITOS DE SUCESSO!

A sua mente foi ensinada a pensar como um vencedor? No dia a dia você age como um vencedor? Seus hábitos são de um vencedor? Se a resposta foi não para todas ou a maioria dessas perguntas, preste atenção.

COMECE COM VONTADE

Antes de tudo, você precisa querer! Sim, querer é poder! Então, antes de continuar a ler o que eu preparei aqui responda para si mesmo: Você quer mudar seus hábitos e se tornar uma pessoa de sucesso? Pense bem… Pense mais uma vez…

A resposta foi “sim” ou “é lógico”?
Eu sei que você quer mudar! E você vai mudar! Ter uma postura confiante é responsável por liberar hormônios poderosos no seu organismo. Além disso, pensar de forma confiante e com vontade lhe livra da insegurança.

Não adianta querer ser o maquinista de um trem se você não tem controle sobre ele. É preciso querer, de fato, ter o controle de todas as suas decisões e ações na vida, por isso nada mais justo do que uma boa dose de vontade. Você só precisa de um leve empurrãozinho, afinal, as ferramentas essenciais estão dentro de você.

TENHA UMA ROTINA

Eu não estou falando de levantar todos os dias pela manhã e fazer exatamente as mesmas coisas! Se você continuar fazendo as mesmas coisas, a chance de sair da mesmice é igual a zero!

Ter uma rotina requer organização, gerenciamento de tempo, controle de processos e, principalmente, VONTADE. Por isso, comece a pensar diferente do que você normalmente faria e aceite o que der errado.

Por exemplo: Se você trabalha durante o dia e não encontra um minuto para se distrair, mude isso. Separe pelo menos 1 hora do dia para fazer algo que te dê prazer além do trabalho: ler, tocar algum instrumento, ver filmes ou séries, tanto faz. Apenas mude. Se mantiver essa rotina, a sua mente entenderá que você precisa daquele tempinho para se dedicar a algo que adora fazer. Isso já é um grande hábito de sucesso.

Não pense que fazendo as mesmas coisas que você já faz conseguirá alguma mudança na vida.
Uma boa dica para começar a programar a sua rotina é definir quais são suas prioridades. Por exemplo:

• Quais são suas obrigações? O que devo fazer primeiro?
• Como pretende cumpri-las? Existe um processo pré-definido?
• Quanto tempo você tem para fazer?
• Para quem deve ser entregue? Quase como um mapa mental das suas atividades.

LEIA UM POUCO TODOS OS DIAS

Escolha livros que ajudem o seu desenvolvimento pessoal, não necessariamente livros de autoajuda. Existem obras muito bem escritas que são um verdadeiro soneto de insights para quem pretende mudar a forma de pensar.

Uma boa escolha é o livro “O Poder do Hábito” de Charles Dhigg. Livros como este podem fazer toda a diferença na hora de começar a ter hábitos de sucesso.
É preciso acumular conhecimentos específicos sobre todo o potencial da sua mente para conseguir direcioná-la a tomar as decisões mais assertivas possíveis, fazendo com que você chegue no patamar de sucesso que sempre sonhou.

DESTAQUE DOIS PONTOS IMPORTANTES DO SEU DIA E ESCREVA-OS

Como construir hábitos de sucesso: 7 dicas infalíveis!

Não precisa ser no papel, você pode fazer pelo celular mesmo. O importante é colocar para fora da sua mente quais pontos do dia foram importantes para você e por quê.
Isso ajuda muito na hora de repensar os hábitos que você costuma ter para finalmente ser uma pessoa de sucesso.

Por exemplo:

• Recebi um feedback do meu chefe – foi muito esclarecedor, porque eu percebi que, se me dedicar e estudar sobre estratégia de dados, links e métricas, tenho grandes chances de ocupar um cargo acima do que eu estou hoje. Além disso, tenho uma excelente relação com todos da empresa e quero crescer aqui dentro, porque acredito no propósito por trás de tudo o que fazer.
• Me estressei por um assunto pessoal – não me senti bem com isso, porque atrapalhou minha produção do dia.
Estou decidido a não permitir que casos assim interfiram no meu desempenho, afinal, minha vida pessoal e a profissional são duas coisas completamente diferentes e não devem se misturar.
Colocar esses pontos no papel ajuda a sua mente a fazer duas coisas: se expressar sinceramente e enxergar pontos de melhoria. Por isso, seja muito sincero no que escrever e faça disso um hábito diário. Procure fazer quando estiver sozinho, em um lugar calmo e livre de interrupções.

SEJA ORGANIZADO

Organização não é só um hábito de sucesso, é também uma forma de otimizar o seu dia a dia, seja dentro ou fora do trabalho.
É uma característica muito comum entre as pessoas que são bem-sucedidas na vida, pois para chegar até lá é necessário ter a mente completamente otimizada e viver em um ambiente no qual a organização reina.

Mesmo assim, não pense que organização tem a ver unicamente com a disposição ordenada dos objetos sob uma mesa. Na verdade, ela vai desde a pontualidade nas reuniões até o modo como você se comporta no meio em que está inserido. A organização vai ajudar a sua mente a manter suas tarefas em dia, te ajuda a controlar as emoções, ajuda a se expressar de forma mais clara e, principalmente, faz de você uma pessoa altamente eficiente em tudo o que precisar fazer ao longo do dia.

DEFINA AS SUAS METAS

Onde você pretende estar daqui a 5 anos? E daqui a 10? Traçar metas claras para sua vida, é uma forma de manter a sua mente focada em um objetivo específico.
Não precisa ser uma meta muito complexa ou cheia de variáveis, mas ela deve ser forte o suficiente para fazer você correr atrás do objetivo final.

FAÇA ATIVIDADES FÍSICAS

Como construir hábitos de sucesso: 7 dicas infalíveis!

Como assim? É isso mesmo! Ou você acha que vai chegar a ser alguém de sucesso se estiver lutando contra a obesidade e o sedentarismo? Praticar exercícios físicos ajuda na sua disposição diária libera alguns hormônios importantíssimos para o seu corpo: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina.
Cada um deles tem a função de fazer o seu corpo se sentir mais disposto. Eles dão a sensação de prazer, felicidade, contentamento e principalmente, ajudam no controle de inúmeras doenças.
Mantenha-se em constante movimento, estimule seu corpo e deixe que o esforço faça com que a sua mente trabalhe positivamente. Afinal, para chegar lá (seja lá aonde for), é preciso ter saúde e disposição, não é mesmo?!

POR QUANTO TEMPO É PRECISO SEGUIR ESSAS DICAS?

Imagine que você precisa aprender alguma coisa importante. Quanto mais treino e quanto mais prática melhor são os resultados.

No caso dos hábitos de sucesso é exatamente assim que acontece! Quando estamos colocando esses exercícios em prática, nossa mente começa a se acostumar com o modo como fazemos as coisas e quanto mais isso se repete, mais a informação gruda na mente.

Por isso, a dica nesse caso é:

Quanto mais puder repetir esses hábitos de sucesso no seu dia a dia, melhor e mais rápida será a mudança.

Não fique preso apenas a essas dicas, monte o seu jeito de ter sucesso! Pesquise novas técnicas de concentração, métodos diferentes de gerenciar o tempo, novos artigos para desenvolvimento profissional e pessoal, faça cursos, leia muito, ouça mais ainda – principalmente àqueles que são considerados exemplos de performance em suas áreas. Vá buscar o novo!

Aceite suas limitações e tente melhorá-las a cada dia, afinal elas serão as maiores responsáveis por garantir que você mantenha sua massa cinzenta em constante aprendizado.

AH, SÓ UMA DICA EXTRA! Tudo bem errar.

É normal cometer erros às vezes, está na lei da convivência em sociedade, afinal, não haveria acertos sem os erros.
Aceite seus momentos de engano e não se culpe pelos erros, isso fará de você alguém emocionalmente capaz de manter o foco e excepcionalmente bem resolvido.
Pegue as dicas e anote tudo no caderninho, porque eu garanto que elas vão mudar a sua vida!

Como construir hábitos de sucesso: 7 dicas infalíveis!

“Se é para ser feliz, que seja agora!
Sou Inês V. Bruno, dentista, Trainer em PNL, Educadora Financeira,
MBA em Hipnoterapia.
Adoro qualquer assunto sobre como a nossa mente funciona.