Mente rica dos dentistas de sucesso

Quando falamos de riqueza, sucesso, dinheiro isso parece distante de você? E quando falamos de um colega dentista rico, de sucesso? O que vem na sua mente? Ele é um marqueteiro, ele começou em outra época, assim é fácil, os pais são dentistas. Ou você pensa: como posso fazer e chegar lá?

Claro que esse assunto é apaixonante, porque vem de uma mudança de mentalidade, de comportamento. Nós somos seres únicos, com experiências diferentes.
A premissa da educação financeira tem menos a ver com a sua inteligência do que com o quanto ganha de dinheiro, e muito mais a ver com o seu comportamento.

E a forma de como alguém se comporta é uma coisa difícil de se ensinar mesmo para pessoas bastante inteligentes.

Mente rica dos dentistas de sucesso

Divulgação

Você pode acreditar que é um ser totalmente racional cujas decisões são baseadas em lógica fria e imparcial, mas essa não é a verdade. A gente se acha racional, sabemos tudo que estamos fazendo, mas o nosso comportamento é totalmente emocional.

A educação financeira é ensinada como um campo da matemática. Ensina você a preencher planilhas de Excel, fazer contas de juros, anotar todos seus gastos. A gente diz exatamente o que tem que fazer: ter uma reserva de emergência, guardar 20% do que ganha etc. E a gente acredita que você vai seguir tudo.

Mente rica dos dentistas de sucesso

Divulgação



Cada um de nós tem uma vivência com o dinheiro: eu vivi numa época de inflação, vi meus pais se descabelarem para educar 5 filhos, eu vestia a roupa de minhas primas maiores e depois passava para minha irmã as mesmas roupas. E com Camila deve ter sido diferente.
Cada um de nós se comporta de uma forma diferente em relação ao dinheiro porque vivenciamos experiências diferentes. Por isso não tem certo nem errado.

O que queremos passar aqui são passos para você tomar consciência de suas atitudes financeiras.
Como profissional, você está onde você quer? Seu consultório proporciona educação para seus filhos, você tem segurança financeira com a sua profissão? Você tem lucro, você gasta o seu lucro?

Vamos aos passos: Primeiramente, entenda que seu consultório é um negócio, uma empresa, por isso trabalhe como qual… Defina

Saiba o que você realmente quer com o seu consultório – Toda empresa tem 3 níveis de comando: Operacional, Executivo e o Estratégico. Você dentista faz tudo. Faz o operacional, o executivo e esquece a estratégia. Qual a direção? Aonde quer chegar? O que quer para sua empresa? Onde quer a empresa daqui a 5 anos? Aproveite o fim de ano, e pense em que direção quer levar seu consultório. Tenha uma visão empresarial. Saiba de onde vem seus clientes, quantos clientes novos entram por mês, quantos vieram através de indicação? Conheça sua especialidade, seu estoque. Entregue 110% da melhor experiência ao seu paciente.
Isso vale para qualquer empresa. Para um consultório ou para a Apple. A empresa precisa gerar lucro.

Aprenda a se vender, a vender seu serviço – vendedor dentista? Talvez você tenha sido educado que é errado se autopromover, que dentista não pode se promover, por ser um trabalho sofisticado, intelectual. Se venda.

Mantenha o foco na solução- todos temos problemas. Sentar e esperar a coisa se resolver, é o famoso empurrar com a barriga. Então: como posso resolver?
Não se vitimize- comigo não deu certo, não consigo porque o governo aumentou tudo. Não fiz isso porque o cliente reclamou etc. Não conte historinhas pra você. Assuma a responsabilidade de seus resultados. Você é o único responsável pelo que te acontece.

Mente rica dos dentistas de sucesso

Divulgação



Foque em resultados- resultado é igual a lucro. Como profissionais liberais, entregamos serviços. Isso envolve: planejamento, foco na execução e rapidez na entrega do seu serviço. Você faz isso nos planejamentos clínicos? Sabe em quantas sessões vai terminar o caso?
Fique atento aos seus gastos – não adianta ganhar muito, se você gasta tudo. Separe um tempo para analisar suas contas, verificar gastos com excesso de estoque, com supérfluos que não agregam valor ao seu trabalho. Saiba administrar bem o dinheiro da empresa.
Aprenda cada vez mais sobre gestão, empreendedorismo, se aprimore sobre como investir o seu dinheiro, em autoconhecimento financeiro.

Ponha o dinheiro para trabalhar para você – já falamos aqui. Saiba poupar e investir seu dinheiro.
Lembrem que estudamos 5 anos para fazer a faculdade, estudamos, fizemos 1, 2, 3, após, atualizações. Mas e para o seu negócio? Quanto você se dedica? Mesmo que trabalhe no consultório de alguém, você é o seu negócio. Entenderam?
“Se é para ser feliz, que seja agora!

Sou Inês Vieira Bruno, cirurgiã-dentista, Trainer em PNL, Gestora e Educadora Financeira, MBA em Hipnoterapia e criadora do Método Plenamente. Possuo uma vasta experiência em ajudar profissionais de saúde a otimizar a gestão financeira de suas práticas. Eu acredito que, com as ferramentas e estratégias corretas, qualquer clínica pode alcançar sucesso financeiro e clínico.  Adoro qualquer assunto sobre como a nossa mente funciona.